top of page

Propósito do Casamento: Felicidade ou Santidade? Entenda a Bíblia


casal orando juntos

Se eu te perguntasse hoje: "Qual é o objetivo do seu casamento?", é muito provável que a resposta fosse: "Ser feliz". Afinal, crescemos ouvindo contos de fadas que terminam com o famoso "e viveram felizes para sempre".

Mas, se o objetivo principal do casamento é a felicidade, por que tantos casais cristãos estão frustrados? Por que, na primeira dificuldade, a vontade é de jogar tudo para o alto? A resposta é dura, mas libertadora: Porque estamos buscando o objetivo errado.

No item 1.1.3 do Estatuto do Manual do Casamento, definimos o Propósito Primário da união conjugal não com base nos desejos humanos, mas na Palavra de Deus. E a Bíblia nos mostra que o casamento serve para duas coisas maiores do que o nosso sorriso constante: Santificação e Descendência.


1. O Casamento é uma Oficina de Santificação

A Bíblia diz em 1 Tessalonicenses 4:3: "Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação".

Muitos pensam que casar vai resolver seus problemas de solidão e carência. Mas a realidade é que o casamento é um espelho de aumento. Ele não resolve seus problemas; ele expõe quem você realmente é.

  • Você se achava paciente? Espere até ter que lidar com a toalha molhada na cama pela milésima vez.

  • Você se achava generoso? Espere até ter que dividir o último pedaço de bolo ou o controle financeiro.

Deus desenhou o casamento para ser uma "lixa". O atrito da convivência serve para lixar as arestas do nosso egoísmo, orgulho e impaciência. O propósito do casamento, nesse sentido, é nos tornar mais parecidos com Jesus (santos), e não necessariamente mais confortáveis (felizes o tempo todo).

Gary Thomas, autor cristão, faz a pergunta crucial: "E se Deus criou o casamento para nos fazer santos, mais do que para nos fazer felizes?". Quando você entende isso, a crise deixa de ser um motivo para divórcio e vira uma oportunidade de crescimento.


2. A Construção de uma Descendência para Deus

O segundo propósito é frequentemente esquecido na nossa cultura que vê filhos como "gastos" ou "opcionais". O profeta Malaquias faz uma pergunta retórica em Malaquias 2:15: "E por que um só (homem e mulher)? Ele buscava uma descendência para Deus".

O casamento não é um fim em si mesmo. Ele é uma fábrica de legado. Deus une um casal com o propósito específico de povoar a terra (e o céu) com pessoas que O temam. A sua união tem uma missão missionária: gerar, criar e educar a próxima geração de adoradores.

Quando olhamos para o casamento apenas como uma fonte de prazer pessoal, filhos se tornam um estorvo. Mas quando olhamos como um projeto do Reino, filhos se tornam uma missão.


"Então Deus não quer que eu seja feliz?"

Calma! Deus é um Pai bondoso. A felicidade é maravilhosa, mas no casamento ela é uma consequência, não o alvo.

  • Quem busca a felicidade a qualquer custo, acaba egoísta e infeliz.

  • Quem busca a santidade e o serviço ao próximo (cônjuge e filhos), acaba encontrando uma felicidade profunda, sólida e resistente às crises.

Jesus disse: "Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas" (Mateus 6:33). No casamento, a lógica é a mesma: Busque primeiro o propósito do casamento (ser santo, servir, gerar frutos), e a felicidade conjugal lhe será acrescentada.


Mude a Pergunta e entenda o propósito do casamento

Da próxima vez que você estiver irritado com seu cônjuge, em vez de perguntar "Por que eu não sou feliz com ele(a)?", pergunte: "O que Deus está querendo tratar no meu caráter através dessa situação?".

Essa mudança de mente pode salvar a sua família.

Você tem encarado seu cônjuge como um inimigo da sua felicidade ou como um parceiro da sua santificação? Seja honesto(a) nos comentários. Vamos conversar sobre isso!

Comentários


bottom of page